Como ingressar na área de Cibersegurança?
Quer ingressar na área de cibersegurança e não sabe o que é preciso para se tornar um profissional preparado para o trabalho? Saiba que essa pode ser a sua melhor escolha profissional, pois estamos falando de um mercado bastante valorizado e com grande potencial de crescer cada vez mais.
Agora, para agarrar essa oportunidade e se preparar para o mercado de trabalho, você precisa conhecer melhor a área, quais devem ser seus primeiros passos e encontrar formas de se capacitar.
Se você está interessado em ingressar na área de cibersegurança, aqui estão algumas etapas que você pode seguir:
- Ter conhecimentos prévios em TI. A Cibersegurança é uma especialização da TI, por isso, para entrar ou migrar para essa área, é necessário entender de Sistemas Operacionais, Servidores, Protocolos de Redes da família TCP/IP, entre outros.
- Aprender sobre a área: Adquira conhecimento sobre as principais ameaças cibernéticas, os desafios da segurança da informação e as técnicas de defesa.
- Capacitação e Certificações: Realize cursos de capacitação que te apresentem uma abordagem prática para a proteção de ativos digitais, dados e infraestruturas de redes. Também busque e obtenha certificações relevantes, como CompTIA Security+, Certified Ethical Hacker (CEH), entre outras.
- Prática: Participar de projetos ou atividades práticas, como competições de segurança cibernética ou participar de grupos de estudo sobre segurança da informação.
- Networking: Conheça outras pessoas na área, participe de fóruns, grupos de discussão e eventos relacionados à segurança da informação.
- Experiência profissional: Busque oportunidades de trabalho ou estágios na área de segurança da informação para adquirir experiência prática e construir seu portfólio.
Lembre-se de que a área de cibersegurança é altamente dinâmica e as habilidades e conhecimentos precisam ser mantidos atualizados.
A seguir, vamos detalhar todas essas informações e muito mais. Confira!
Mercado de trabalho da área de cibersegurança
O mercado de trabalho da área de cibersegurança é amplo e possui ótimas oportunidades para quem quer ingressar na área. Os benefícios e o reconhecimento profissional são altos.
As oportunidades para profissionais dessa área nunca param de crescer. Toda empresa que tem visão de crescimento reconhece a importância deste profissional de cibersegurança e quer garantir os melhores profissionais.
Assim, a projeção é que as oportunidades continuem aumentando nos próximos anos. Por isso, é importante que você já comece a se preparar agora mesmo para agarrar a sua chance lá na frente.
Por onde começar?
Essa dúvida é frequente e pode aterrorizar muitas pessoas, afinal, começar é um passo gigantesco! A seguir, com algumas dicas e informações fundamentais. Você verá que pode ser muito mais simples do que o esperado.
Atualize seu currículo
A atualização do currículo é indispensável em qualquer área, afinal, ele será um dos recursos utilizados pela empresa para conhecer o seu histórico, seu nível de conhecimento, cursos, formação e demais informações.
Essa atualização pode ser feita sempre que concluir um novo curso, criar algo novo na sua vida profissional, participar de algum projeto que apresente resultados positivos e relevantes, alcançar novos níveis de conhecimento e muito mais.
Antes de enviar o seu currículo para alguma empresa, certifique-se de que ele está devidamente atualizado, para que todos os seus esforços no aperfeiçoamento profissional valham a pena – afinal, sem essa informação escrita eles não terão como saber o que você tem feito.
Quer uma dica extra? Atualize também o seu LinkedIn, pois essa é uma das formas mais rápidas e ativas de conhecer um profissional – podendo até mesmo contribuir para uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
Capacite-se na área de cibersegurança
Para ingressar nesta área, você precisa estar apto para atuar como um profissional de cibersegurança. A etapa de capacitação irá lhe fornecer o conhecimento necessário para combater possíveis invasões cibernéticas, analisar as vulnerabilidades da empresa no meio virtual e muito mais.
No entanto, para entrar na Cibersegurança, você já deve ter conhecimentos em TI (Tecnologia da Informação), que são a base para avançar na área, como Sistemas Operacionais, Servidores, Protocolos de Redes da família TCP/IP, entre outros.
A capacitação em Segurança Cibernética pode vir de várias formas, mas o principal são os cursos que irão te ensinar fundamentos, conceitos e, principalmente, que vão te preparar de forma prática para os desafios do mercado.
Participe de workshops
Os workshops são aqueles eventos destinados a uma área específica, neste caso sendo workshops para profissionais de cibersegurança. Nestes eventos, você terá como conhecer outros profissionais da área, conhecer grandes nomes da cibersegurança, intensificar os seus conhecimentos sobre o assunto, realizar networking, etc.
Ou seja, é uma excelente forma de se manter antenado às últimas informações e atualizações neste meio.
Existem também os workshops virtuais, que não ficam para trás quando o assunto é qualidade na entrega de informações. Eles podem ser gratuitos ou pagos, dependendo do nível de aprendizado e da quantidade de dias de evento.
Veja vídeos no Youtube
A internet está repleta de conteúdos gratuitos e qualificados para oferecer ainda mais preparo para um profissional de cibersegurança. Inclusive, esse poderá ser um de seus primeiros passos para conhecer melhor a profissão, o que esse profissional faz, como faz e até mesmo já chegar mais preparado em seus cursos de capacitação.
A CECyber possui um canal no Youtube com vários conteúdos gratuitos e muita atividade prática. Basta acessar em https://www.youtube.com/@CECyber
E falando em aulas, vamos conhecer a melhor forma de se preparar para atuar como um profissional em cibersegurança? Vejamos.
Como se capacitar em cibersegurança?
A cibersegurança é uma área derivada da Tecnologia da Informação (TI) que requer conhecimentos específicos. Com isso, muitos profissionais formados em TI que desejam se especializar em cibersegurança buscam outras formações para aperfeiçoar o conhecimento e atribuir mais informações sobre essa área específica.
Para isso, existem os cursos para profissionais de cibersegurança – tanto para os iniciantes quanto para quem já está em um nível mais avançado e quer aperfeiçoar ainda mais o que já conhece.
A dica na hora de escolher um bom curso é buscar por aqueles que podem oferecer conhecimento prático e teórico ao mesmo tempo. Ou seja, você irá aprender a teoria e, depois, testar este conhecimento para garantir que realmente esteja pronto para enfrentar as ameaças cibernéticas em uma organização.
Especialize-se com a CECyber!
Quando falamos de especialização não podemos deixar de falar também da CECyber, afinal, ela tem tudo que um profissional precisa para alcançar o mais alto nível em cibersegurança.
Encontre o curso que você precisa para se tornar um profissional respeitado e de alto valor para as empresas que o contratarem.
Comments are closed.