Devo Fazer Cursos ou Faculdade de Cibersegurança?
O profissional que deseja trabalhar com cibersegurança deve possuir uma base teórica e uma vivência prática para exercer a profissão. Surge, portanto, uma dúvida comum: devo fazer cursos ou faculdade para trabalhar na área de cibersegurança?
Esta dúvida não é sobre a qualidade do ensino, pois tanto a graduação quanto o curso prático ou de certificação sempre são bem-vistos em um currículo. A questão é saber qual ensino melhor prepara o profissional para defender os sistemas das constantes violações de dados e ataques cibernéticos.
Diferença Entre Cursos e Faculdade de Cibersegurança
Segundo pesquisas da Fortinet, 82% das empresas preferem contratar profissionais certificados. Portanto, se o desejo é ingressar na carreira, o profissional fica em dúvida entre fazer uma graduação ou um curso mais especializado e que ainda prepare para as provas de certificação.
As graduações nas áreas da tecnologia duram entre 2 e 4 anos, enquanto os cursos práticos e voltados para as certificações têm carga horária variável, mas em geral são mais rápidos que uma graduação. O principal fator que deve ser analisado é qual deles irá realmente dar a você a oportunidade de construir uma carreira de forma mais rápida e com as habilidades requeridas nas vagas de cibersegurança, como:
- Análise de Dados e de Protocolos;
- Redes;
- Sistemas Operacionais;
- Banco de Dados
- Ferramentas de Segurança e Cibersegurança
- LGPD;
- Inglês, entre outros.
Como Escolher Entre Faculdade de Cibersegurança ou Cursos
Um fator relevante para a tomada desta decisão é o plano de carreira do profissional. A faculdade abre mais portas para profissionais que desejam alcançar cargos de supervisão ou gerência.
Tanto a graduação quanto a pós-graduação, apesar de compostas em sua maioria por matérias teóricas, são indicadas para profissionais atuantes na área, principalmente pela exigência constante de desenvolvimento profissional.
No entanto, os cursos práticos não devem ser subestimados, pois a capacitação e a experiência que eles fornecem destacam os profissionais na hora de competir por vagas com melhor remuneração.
Estima-se que haja 300 mil vagas abertas em 2022 no Brasil, de acordo com o Cybersecurity Workforce Study 2019, da (ISC)2.
Faculdades de Cibersegurança
Para os alunos interessados em fazer uma faculdade na área da cibersegurança, os cursos mais recomendados são o de Tecnologia em Defesa Cibernética e o de Tecnologia em Segurança da Informação.
Estes cursos contam com grades curriculares voltadas para os desafios que o profissional enfrentará no seu dia a dia. Além disso, a sua curta duração permite a rápida entrada do aluno no mercado.
Entretanto, outras graduações podem ser cursadas pelo profissional de cibersegurança. Por exemplo: Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, entre outras.
Conheça os Melhores Cursos de Cibersegurança
Segundo a Fortinet, houve 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil em 2021. Isso nos faz questionar se as graduações preparam o profissional para o “campo de batalha” que as empresas vivenciam.
Pensando nisso, a CECyber oferece cursos de capacitação em Cibersegurança nos formatos síncrono e assíncrono, com interações ao vivo e com aprendizagem prática. Assim, esses cursos preparam os profissionais para o mercado de trabalho e aumenta a empregabilidade, especialmente para quem possui base em TI ou até para quem iniciou, mas não finalizou a graduação.
Os cursos da CECyber contam com o Cyber Range da Cyberbit, o mais avançado simulador de ataques cibernéticos do mundo, desenvolvido pelas Forças de Defesa de Israel.
A plataforma é utilizada para capacitação profissional por empresas dos mais diversos segmentos e instituições de ensino em todos os continentes.
O simulador reúne as principais ferramentas de defesa cibernética do mercado enterprise e insere os alunos em ataques cibernéticos reais que os profissionais enfrentam no dia a dia de uma empresa.
Assim, os cursos da CECyber ensinam as práticas de prevenção, identificação, contenção e resposta contra ataques cibernéticos.
Principais Cursos Práticos de Cibersegurança
O curso “From IT to Cyber” foi projetado para ensinar para o profissional que possui uma base de TI os conceitos, fundamentos e práticas do mercado de Cibersegurança, para que o aluno adquira os conhecimentos necessários para entrar na defesa cibernética.
Indicado para o profissional que quer transformar sua vida e iniciar uma carreira na Cibersegurança, o curso contempla aulas de sistemas operacionais, banco de dados, redes, hardening, além das principais ferramentas de segurança como SIEM, Firewall, Sistemas de Monitoramento de Redes, WAF – Web Application Firewall, Analisadores de Protocolos e IDS/IPS.
Além do From IT to Cyber, a CECyber conta com um portfólio completo de cursos, que atendem tanto aos iniciantes na área como àqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos e ganhar prontidão na resolução dos mais diversos tipos de incidentes cibernéticos.
Separamos para você alguns dos cursos oferecidos pela CECyber:
Cybersecurity Foundation
O curso é ideal para profissionais de TI e estudantes que querem ingressar na área de Cibersegurança. Isso porque o treinamento oferece conteúdo introdutório de Windows Server e Linux Server, Hardening, WAF e Cloud Security.
Além disso, introduz os alunos às principais ferramentas de Cibersegurança do mercado, como SIEM, Firewall, IDS/IPS, Monitoramento de Redes, Análises de Protocolos, entre outros. E para concluir, o aluno ainda participa de uma vivência prática completa dentro do Cyber Range, com a execução de três cenários reais de ataques cibernéticos.
Cybersecurity Associate
Por outro lado, este é o curso ideal para quem já possui conhecimentos de segurança da informação e deseja ganhar experiência PRÁTICA na área. O curso expõe os alunos à dinâmica de uma área de segurança, por meio de exercícios práticos de SIEM e de Firewall, além de entrar na resolução prática de alguns dos mais temidos ataques cibernéticos, como o Ransomware e dois cenários diferentes de Vazamentos de Dados.
SOC Analyst Onboarding
Este é um curso de imersão dentro do Cyber Range, para quem já tem uma ótima base em TI, onde o aluno irá atuar na identificação, contenção, mitigação e resposta a 9 cenários reais de ataques cibernéticos, incluindo Vazamento de Dados, DDoS, SQL Injection e Ransomware.
Arquitetura da Segurança
Este curso explica a função do Arquiteto de Segurança na corporação e os princípios de design de segurança. Além disso, ensina a elaborar e implantar desenhos de arquitetura seguras.
Seu objetivo é auxiliar o profissional a adquirir conhecimento em frameworks voltados para a segurança cibernética. O curso ensina, por exemplo, a trabalhar com requisitos de negócios e modelagem de ameaças, entre outros.
Venha Conhecer a CECyber!
Se interessou pelos cursos fornecidos pela CECyber? Liberamos para você dois módulos grátis do curso From IT to Cyber, para que essa interação te ajude a ver na prática como são os cursos da CECyber.
Venha conhecer a CECyber e garanta o seu futuro como profissional de cibersegurança!
Comments are closed.