Menu fechado

Notícias

CECyber e Cyberbit apresentam plataforma de simulação de ataque cibernético para capacitação profissional

A CECyber, em parceria com a empresa israelense Cyberbit, realizou no dia 13 de novembro, em São Paulo, o evento Experiência Range, que marca o início da empresa no Brasil. Segundo Daniel Haddad (CEO CECyber), o encontro reforçou o destaque da empresa como um Centro de Excelência no ramo de segurança cibernética, selando a parceria com o grupo israelense, líder mundial no segmento, com escritórios nos EUA, Europa e Ásia. Gilad Weitman (COO e VP Global Cyberbit) também exaltou a relevância da parceria com a CECyber, destacando o fato de ser esta a primeira empresa certificada na América Latina a estabelecer contrato com a Cyberbit.

Durante o evento, transmitido online, foi realizada uma demonstração prática do Cyber Range, referência mundial no treinamento de profissionais de segurança cibernética. Esta  plataforma de ataque cibernético em ambiente hiper-realístico permite que se experimente ataques da vida real em um Centro de Operações de Segurança Virtual. Para Almir Meira Alves (Cyber Training Officer CECyber), “a simulação hiper-realística permite que o aluno seja capacitado tecnicamente para situações reais de ataque, de forma que se possa navegar por vários programas para lidar com os novos desafios de segurança no ambiente cibernético”. Segundo Anselmo Gavazzi (Cyber Officer CECyber), a ferramenta é “fundamental para as companhias se defenderem no mundo cibernético”.

Os crimes cibernéticos têm acontecido em um patamar exponencial no Brasil e no mundo. Porém, é notável que o déficit de cerca de 138 mil profissionais da área de segurança da informação apenas na América Latina revela a vulnerabilidade dos sistemas diante das ameaças, principalmente no Brasil, onde o risco cibernético já é a principal preocupação das empresas. O país registrou 15 bilhões de tentativas de acometimento em apenas três meses, de acordo com a Fortinet, e é considerado o 2º país no mundo com mais perdas econômicas devido à fragilidade de seu sistema de segurança.

Para Ronny Martins (Gerente Regional na Escola Nacional de Seguros/ENS), a capacitação em segurança cibernética é imprescindível neste momento para o mercado de seguros no Brasil, que, embora esteja em fase inicial, é apontada como uma grande tendência no segmento, uma vez que “já existem sete seguradoras ofertando produtos de cyber insurance e várias outras se preparando para entrar no mercado”. Devido ao crescimento exponencial dos crimes cibernéticos no mundo, o mercado de seguros tem desenvolvido produtos que mitigam esses riscos, atendendo às necessidades das empresas e de altos executivos. Neste sentido, Ronny Martins acredita que a parceria da CECyber com a Cyberbit é fundamental para proporcionar aos alunos a experiência prática das simulações, o que “de certo agregará enormemente ao conteúdo dos treinamentos na área de seguros e riscos cibernéticos”.

Milena Andrade (Diretora Regional na EXIN Brasil), também presente no evento, afirma que “encontrar a infraestrutura observada na CECyber é extremamente importante” e aponta o diferencial da empresa no que tange a formação técnica: “A maioria dos treinamentos de outras empresas é teórico, falta no mercado esse link com a prática que é muito forte na CECyber. Sentimos que muitas vezes falta a outras empresas capacitadoras a experiência real de se trazer para a sala de aula uma simulação dos ataques, colocando o aluno em situações próximas ao contexto que encontrarão no mercado”.

Ataques cibernéticos são inevitáveis. Estar preparado para lidar com essas ameaças e ter condições de manter seus ambientes seguros são os principais desafios das empresas. A CECyber entende que a capacitação continuada e compreensiva é parte fundamental desse processo e oferece soluções que abrangem todos os profissionais das empresas. Os treinamentos são ministrados de forma presencial, online ou por meio do nosso portal de ensino à distância, sendo o principal diferencial as aulas práticas com utilização do Cyber Range. A plataforma de simulação também é oferecida como serviço, permitindo a implementação da solução nos clientes.

Conheça a CECyber e esteja preparado para enfrentar as novas demandas de segurança cibernética no mercado. Entre em contato pelo formulário de contato no site www.cecyber.com e saiba mais sobre nossos serviços.