Menu fechado

Artigos e Notícias

Desvendando o SIEM

desvendando o siem

O universo da segurança cibernética conta com diversas ferramentas responsáveis por prevenir e responder às constantes ameaças digitais. Firewalls, IDS/IPS (Sistema de Detecção de Intrusão e Sistema de Prevenção de Intrusão) e anti-malwares/antivírus são alguns dos instrumentos frequentemente utilizados pela Segurança Cibernética na defesa contra essas ameaças. Aliado às ferramentas mencionadas, o SIEM (Security Information and Event Management) surge como um importante aliado capaz de detectar e auxiliar na prevenção contra ataques e invasões, e identificar comportamentos anormais que possam ameaçar a rede ou sistema. Em outras palavras, através do software de SIEM é possível identificar prováveis comportamentos que revelem ameaças e/ou vulnerabilidades de segurança antes que elas se concretizem e afetem sua organização ou empresa.

Por que minha empresa precisa de um SIEM?

Como discutido, organizações e empresas que investem na implementação de um SIEM aumentam o nível de segurança dos negócios, e, como consequência, previnem que os ataques cibernéticos impactem financeiramente ou causem danos irreversíveis para a empresa. Independentemente do tamanho da organização (pequeno, médio ou grande porte), do segmento ou complexidade da equipe de TI, a tecnologia de SIEM permite que os empreendimentos comerciais se mantenham sempre vigilantes a respeito dos compliances que envolvem a segurança digital.

Além de realizar o monitoramento da rede, logs do sistema e IDS/IPS, as ferramentas mais modernas são capazes de explorar e evitar uma gama de vulnerabilidades de alto risco, como a APT (advanced persistent threat, ou ameaça persistente avançada), ou seja, as ameaças que podem ficar implantadas na rede por meses ou até anos, gerando vazamento de informações valiosas que conseguem impactar o funcionamento e credibilidade da organização.

Ainda que as vulnerabilidades sejam comuns no universo da TI, através do SIEM é possível identificar e priorizar aquelas consideradas mais críticas, bem como minimizar os riscos de vulnerabilidades desconhecidas e ameaças internas da empresa.

Quais as principais funcionalidades de um SIEM?

As funcionalidades do SIEM já são conhecidas pelos profissionais de TI há algum tempo. Anteriormente, o SIEM compreendia duas tecnologias que foram incorporadas na ferramenta: o SIM (security information management) e SEM (security event management). Através de relatórios sobre os dados de registro redes, dispositivos, aplicativos, firewalls, antivírus e pontos wireless, por exemplo, obtêm-se relatórios e alertas sobre incidentes de segurança dos negócios.

É importante ressaltar que, atualmente, o mercado possui uma série de soluções SIEM, e, por consequência, elas podem sofrer alterações de funcionalidades. Entretanto, a IBM, empresa responsável por uma das maiores soluções SIEM do mundo (a IBM QRadar), elencou o conjunto básico presente na maioria dos SIEM conhecidos, sendo eles:

Gerenciamento de Logs

Os registros obtidos através dos dados de usuários, rede, aplicativos e da nuvem são coletados, analisados e armazenados em tempo real. Desse modo, é possível centralizar as ações das equipes de TI e cibersegurança referentes aos registros e ao gerenciamento dos eventos da empresa,

Algumas soluções ainda contam com um banco de dados de ameaças já conhecidas. Portanto, fica ainda mais fácil para que as equipes de segurança detectem e lidem com alguns ataques digitais.

Monitoramento de incidentes e alertas de segurança

Com o armazenamento das informações na nuvem, as soluções SIEM conseguem monitorar todos os incidentes de segurança dos usuários da empresa ou organização, assim como os aplicativos e dispositivos conectados. Logo, é possível identificar e classificar os comportamentos anormais presentes na rede, permitindo que a equipe de segurança consiga ser alertada de imediato, a fim de mitigar prováveis danos à estrutura da organização.

Análise e correlação de eventos

As ferramentas de SIEM possuem a correlação de eventos como base das suas funcionalidades, possibilitando a visão dos eventos de segurança de todos os setores da organização. É através dela que são obtidas as análises e alertas que possibilitam a atuação imediata contra possíveis ameaças e ataques à empresa.

O IBM ainda aponta que a utilização de uma solução SIEM aprimora significativamente o tempo médio entre o MTTD (ou seja, o prazo para que se descubra problemas relacionados aos incidentes de TI) e o MTTR (o prazo para que determinado problema seja resolvido). Assim, as equipes de TI e cibersegurança conseguem obter melhores desempenhos para a segurança da empresa, além de pouparem desgastes com análises manuais dos eventos de segurança.

Gerenciamento de relatórios e Compliance

As soluções SIEM oferecem recursos para reunião e verificação dos dados de conformidade (compliance) de toda a organização. Através de relatórios gerados em tempo real, é possível detectar possíveis violações para que sejam resolvidas antes de impactar sua empresa. Alguns dos compliances abrangidos pelo SIEM são: PCI-DSS, GDPR, HIPPA e SOX.

Principais soluções SIEM

Embora sejam muitas as soluções de SIEM no mercado, separamos aqui as que possuem maior destaque e reconhecimento entre as maiores empresas e organizações do mundo:

IBM QRadar

A solução da IBM (IBM® QRadar Security Information and Event Management – SIEM) pode ser considerada como uma das mais renomadas e conhecidas do mercado não apenas no Brasil, mas no mundo. Disponível on-premises e em um ambiente de nuvem, o QRadar SIEM correlaciona eventos de log e dados de fluxo de rede de milhares de dispositivos, terminais e aplicativos distribuídos por toda a rede diferentes e agrega eventos relacionados a alertas únicos para acelerar a análise e a correção de incidentes.

Pensando na necessidade de capacitação do profissional de TI, redes ou SI, a CECyber possui um treinamento completo que contempla a instalação, introdução, configuração e prática ativa da ferramenta, com a realização de cenários práticos de ataques cibernéticos no simulador Cyberbit Range. Você pode obter maiores informações sobre o treinamento clicando aqui.

Splunk Enterprise

O SIEM da Splunk Enterprise é capaz de detectar ameaças complexas, utilizando também ambiente cloud e foco nos eventos críticos que apresentam maiores riscos para o seu negócio. O Splunk não nasceu para ser uma ferramenta de SIEM, mas sim uma ferramenta destinada a Big Data. No entanto, o seu aprimoramento fez com que se tornasse uma solução consistente e popular de SIEM, agregando recursos de Machine Learning e Analytics.

ArcSight Enterprise Security Manager

O ArcSight SIEM, da Micro Focus, propõe Detecção e Resposta de ameaças em tempo real apoiadas na solução poderosa, aberta e inteligente do SIEM. Nele é possível se conectar a mais de 450 tipos de fontes de dados para coletar, agregar, limpar e enriquecer os seus dados antes de alimentar a sua análise de segurança, além de detectar e responder às ameaças através de respostas automatizadas, tanto simples quando complexas.

Versões Open-Source

Ainda que o SIEM seja um investimento que empresas e organizações precisam adotar para manter a segurança dos próprios dados e dos clientes, existem versões open-source pensadas nos profissionais e nos negócios que desejam se familiarizarem com a ferramenta. Elas são ainda uma excelente oportunidade para aqueles que não possuem acesso à solução no próprio ambiente corporativo.

A seguir você confere algumas versões open-source para desfrutar de algumas funcionalidades básicas da ferramenta:

Wazuh

O Wazuh é uma solução SIEM que prioriza a detecção de ameaças, resposta a incidentes, monitoramento de integridade e compliance. Entretanto, para obter a versão na nuvem e acessar as funcionalidades mais avançadas e seguras, é preciso desembolsar e investir na solução.

Splunk Free

A licença do Splunk Free destina-se ao uso individual e não oferece suporte aos clientes. Limitada ao volume de indexação de 500mb por dia, pode ser uma opção atrativa para aqueles que desejam adquirir a versão Enterprise.

OSSIM

O SIEM open-source da AT&T Cybersecurity reúne algumas funcionalidades que te auxiliarão a se acostumar com a ferramenta. Com a solução, é possível acessar avaliação de vulnerabilidades, correlação de eventos SIEM, monitoramento comportamental e detecção de intrusos.

 

Domine o SIEM IBM Q-Radar com a CECyber! Conheça nosso curso Siem Operation.