FROM IT TO CYBER – Trilhe um novo caminho na sua carreira - CECyber
Menu fechado

Artigos e Notícias

FROM IT TO CYBER – Trilhe um novo caminho na sua carreira

O mercado de TI é um dos que mais cresce no Brasil, sendo que a área da Segurança da Informação, mais especificamente a de Cibersegurança, é a que mais tem demandado profissionais capacitados e a que tem as melhores oportunidades de trabalho.

De acordo com o Cybersecurity Workforce Study 2019, da (ISC)2, estima-se que até 2022 no Brasil haja entre 180 mil e 300 mil vagas abertas em cyber – muitas delas para Analista de Infra ou Analista de Segurança da Informação Junior, com salários base até 50% mais altos do que o de Analista de Suporte (Guia Salarial 2021 – Robert Half).

Para dar um salto funcional na carreira e entrar para o MUNDO CYBER é preciso se especializar. A Cibersegurança, área da TI de alto padrão, exige conhecimentos técnicos aprofundados em redes, servidores e em ferramentas de segurança, como SIEM, FIREWALL, IDS/IPS, HARDENING, COMPUTAÇÃO FORENSE, entre outros.

O profissional também deve conhecer a fundo a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, e todas as suas implicações no mercado brasileiro, além de soft skills como comunicação, trabalho de equipe, e resiliência.

Certificações em Redes e Segurança Cibernética também são muito relevantes para a área, especialmente para quem quer evoluir na carreira. Segundo estudo da Fortinet, 82% das empresas preferem contratar profissionais certificados. As mais indicadas para continuar no MUNDO CYBER são Network+ e Security+, ambas da CompTIA, CEH da EC-Council e CCNA da Cisco, entre outras.

A melhor abordagem para buscar certificações são treinamentos que garantam o aprendizado prático além da preparação para essas provas de certificação. E, mais importante, que preparem o aluno para os desafios do mercado de trabalho.

Esta é a tese central do CURSO FROM IT TO CYBER (FIT-C), da CECyber. O FIT-C foi desenhado para proporcionar ao profissional de TI uma base sólida de conhecimentos para trilhar um caminho de sucesso dentro da Cibersegurança, através de mais de 200 videoaulas com conteúdo prático que traduz a rotina de um profissional de segurança cibernética.

Durante aproximadamente 3 meses, o aluno vai mergulhar em um novo mundo e aprender a operar e configurar ferramentas de segurança, montar ambientes de redes, sistemas operacionais, bancos de dados e ferramental de segurança, além de atuar na identificação e resolução de um incidente real de ataque cibernético dentro do Cyberbit Range, mais avançado simulador de ataques cibernéticos do mundo.

No FROM IT TO CYBER, o aluno desenvolverá habilidades como:

  • Capacidade de trabalhar com servidores Windows e Linux com proficiência e operar seus principais serviços;
  • Capacidade de trabalhar com os principais Bancos de Dados do mercado e compreensão das demais tarefas solicitadas por um DBA;
  • Conhecimento em mitigação de vulnerabilidades de sistemas com a aplicação de técnicas especializadas de Hardening;
  • Familiaridade com runbooks e fluxos de trabalho corporativos;
  • Reconhecimento de comportamentos comuns de ameaças e vetores de ataque;
  • Operação de ferramentas de rede e segurança, como Firewall, SIEM, Sistema de Monitoramento, Ferramenta de Análise de Protocolos, IPS e IDS;
  • Melhores práticas de resposta a incidentes cibernéticos;
  • Entendimento do processo de tomada de decisão em incidentes cibernéticos.

Todas as 96 horas de aula possuem aspectos práticos para o aluno ser inserido no mundo da cibersegurança, adquirindo as habilidades necessárias para alcançar uma colocação na área.

No FIT-C, aluno terá a oportunidade ímpar de atuar em um incidente cibernético na prática, dentro do simulador israelense Cyberbit Range, melhor ferramenta de capacitação em cybersecurity do mundo.

Durante a aula, o aluno é imerso em uma situação real de ataque cibernético e coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos no curso, participando ativamente de todo o processo de monitoramento de uma rede alta complexidade, identificação, contenção, mitigação e resposta ao incidente.

Confira todos os detalhes do FIT-C em: cecyber.com/from-it-to-cyber/