Menu fechado

Notícias

RANSOMWARE – Ameaça real para as empresas

Ransomware

O Ransomware é um tipo de malware que sequestra e criptografa os arquivos corporativos. Os hackers costumam cobrar resgates (ransom) em criptomoedas para liberar as chaves que dão acesso aos conteúdos roubados.

Esse ataque cibernético tem ganhado notoriedade no Brasil. Apenas no primeiro trimestre de 2020, foi constatado um aumento de mais de 350% nas tentativas de ataques de Ransomware, segundo a Kaspersky.

Para que as equipes estejam preparadas para atuar de forma rápida e efetiva na identificação e contenção de um ataque de Ransomware, a CECyber conta com as Lab Sessions, aulas práticas no Cyberbit Range com foco total na resolução do incidente.

A plataforma oferece diversos cenários reais de ataque, que variam em nível de dificuldade e tempo de execução. As Lab Sessions oferecem ao aluno a experiência prática, tão necessária para a capacitação do profissional de Cibersegurança.

Lab Session – RANGE EXPERIENCE | RANSOMWARE

Nese cenário, o aluno receberá uma experiência completa e hiper-realista de um cenário onde um criminoso virtual consegue um acesso não autorizado a uma rede Corporativa e usuários da rede são infectados por um malware, que por sua vez realiza a criptografia ou codificação dos arquivos corporativos.

Este processo de infecção é precedido por um movimento psicológico por parte do Hacker, que utiliza as técnicas de Engenharia Social e de Phishing para conseguir a atenção inicial dos usuários da rede e realizar o ataque e o sequestro dos arquivos.

Os alunos serão confrontados com um ataque de Ransomware real que terá como alvo a rede organizacional na qual eles são responsáveis por defender. Eles construirão uma cadeia completa e precisa de eventos conduzindo uma investigação forense técnica nas estações infectadas, ativos de rede e no Servidor C&C. Além disso, os alunos encontrarão e discutirão os desafios de como responder ao evento de ransomware.

Nível de dificuldade: Difícil (Nível 3)

Duração: 6 horas

Entre em contato com a CECyber e conheça mais sobre as Lab Sessions.