Menu fechado

Notícias

Sistema IOS está vulnerável à ataques cibernéticos

As informações contidas no seu celular que estão protegidas por sua senha de acesso, apenas aparentam estar em segurança. Você pode não saber, mas está exposto a centenas de ataques criminosos que podem se concretizar com um único acesso em uma página de internet.

Esta descoberta foi feita pelos pesquisadores do Project Zero, time de especialistas em segurança cibernética da Google. Eles identificaram uma série de novas vulnerabilidades presentes nas versões mais recentes do sistema iOS.

De acordo com um relatório técnico publicado pela equipe, foram detectadas pelo menos cinco cadeias de exploração distintas que abrangem várias edições do SO (desde as builds 10 até as compilações mais recentes, de número 12). Esses conjuntos de exploits totalizam nada menos do que 14 vulnerabilidades diferentes, sendo que sete delas se encontram no navegador Safari, cinco no kernel e duas brechas de sandbox escape.

Nenhuma interação é necessária para que a infecção aconteça — o usuário só precisa visitar um site malicioso. Um código inicia a exploração de brechas na engine WebKit para escalar privilégios e instalar um módulo spyware no dispositivo; uma vez instalado, tal componente seria capaz de extrair informações sensíveis do aparelho e enviar um “relatório” completo para um servidor remoto a cada 60 segundos.

Para manter-se longe destes ataques, é importante inserir programas de segurança em seu aparelho e manter as atualizações de sistemas em dia.

Fonte: Informações do portal The Hack (30/08/2019)