
Faculdade de Cibersegurança: Saiba Como Entrar na Área!
A especialização em Cibersegurança tem ganhado cada vez mais popularidade entre os profissionais que já atuam em TI e aqueles que querem iniciar do zero na área.
Por se tratar de um campo que requer contínua especialização, as maneiras de iniciar a carreira são amplas, inclusive para aqueles que não possuem educação formal na área.
Entretanto, as formações iniciais que se relacionam à computação tornam o contato com o mundo cyber mais rápido e direto, como as áreas de TI, infra, redes, engenharia de computação, ciência da computação e sistemas de informação. Além disso, há a possibilidade de realizar graduações ainda mais direcionadas, como os cursos Superiores de Tecnologia em Defesa Cibernética e Segurança da Informação.
Cibersegurança: Qual Faculdade Fazer?
O curso de ensino superior mais voltado para a cibersegurança é o Tecnólogo em Defesa Cibernética, pois o conteúdo deste curso é o mais direcionado para a área de atuação do profissional de segurança da informação.
Além disso, outra vantagem do curso de Defesa Cibernética é que, por ser um curso tecnólogo, o seu tempo de duração é de, no máximo, 3 anos.
No entanto, outros cursos da área da TI podem ser feitos por profissionais que desejam ingressar na cibersegurança. Entre eles, temos:
- Ciência da Computação;
- Engenharia da Computação;
- Sistemas de Informação;
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
- Tecnologia em Segurança da Informação;
- Engenharia de Software;
- Redes de Computadores;
- Segurança de Redes de Computadores, entre outros.
A formação introduz o universo do campo tecnológico, mas o profissional precisa de uma especialização que atrele os conhecimentos teóricos à prática.
Podemos comparar os estudos na área da cibersegurança com um treinamento de boxe, por exemplo. Por melhor que seja o ensino, é a execução que consolida o aprendizado.
Como Começar na Área de Cibersegurança?
O caminho mais comum para se tornar um profissional de segurança da informação é ganhar, primeiramente, experiência com outras áreas da TI, desde o Suporte até a área de Infra e Rede, e, em seguida, procurar posições de Analista de Segurança da Informação Junior.
Isso porque o profissional de defesa cibernética precisa ter um conhecimento sólido sobre as tecnologias da informação, que carregam a base fundamental para quem quer evoluir para uma carreira em Cibersegurança.
O conhecimento prático em ferramentas de Segurança e de Cibersegurança e na resposta a incidentes cibernéticos são altamente indicados para o profissional de cibersegurança. Portanto, fazer cursos práticos na área é importante para o profissional que deseja crescer na sua carreira.
Quais os Melhores Cursos de Cibersegurança?
Ter uma certificação renomada é bem-visto por cerca de 82% das empresas, segundo a Fortinet. Validando esse conceito, a CECyber aposta em um conteúdo dinâmico, que alinha teoria à prática e prepara o profissional para atuar nas diversas frentes Cibersegurança.
Além dos cursos preparatórios para as provas de certificações mais conhecidas do mercado, a CECyber tem uma parceria exclusiva para o Brasil com a Cyberbit, empresa israelense líder global em segurança cibernética. Por isso, oferece a seus alunos treinamentos no mais avançado simulador de ataques cibernéticos, o Cyber Range.
A plataforma hiper-realista cria um ambiente imersivo que simula os principais ataques cibernéticos ocorridos no mundo corporativo e abrange as principais práticas de Cibersegurança do mercado.
From IT to Cyber
Se você quer iniciar sua jornada na área e aprender Cibersegurança de verdade, vale destacar o “From IT to Cyber“, da CECyber, um treinamento idealizado e estruturado para o profissional que já possuí uma base de TI e quer migrar para o Mundo Cyber.
Com conteúdo imersivo que sintetiza a expertise teórica em vivências práticas, o curso acelera a capacitação do profissional para as necessidades do mercado.
A CECyber ainda apoio os alunos na busca de uma vaga na área!
Quais os Requisitos de Um Profissional de Cibersegurança?
A tecnologia da informação é uma área que está em constante expansão e inovação. Por isso, há muitas vertentes da atuação de um profissional de segurança cibernética. Separamos os requisitos mais comuns na área:
- Familiaridade com os sistemas operacionais Linux e Windows;
- Conhecimento sobre SaaS e computação em nuvem;
- Experiência com ferramentas forenses;
- Conhecimento sobre criptografia;
- Saber operar ferramentas de rede e segurança, como Firewall, SIEM, Sistema de Monitoramento, IPS e IDS;
- Conhecer a LGPD, entre outros.
Quais as Soft Skills e Hard Skills de Um Profissional de Cibersegurança?
Em um cenário no qual o Brasil é um dos países que mais sofrem ataques cibernéticos, as empresas precisam contratar profissionais que, além do conhecimento, transmitam segurança.
Por isso, as soft skills e as hard skills de quem trabalha com cibersegurança são igualmente importantes para o recrutador. As habilidades que deixam esses profissionais em evidência são:
Soft Skills (ou seja, habilidades interpessoais):
- Boa comunicação escrita e oral;
- Organização, zelo pelo ambiente e trabalho;
- Saber trabalhar em grupo;
- Adaptar-se a mudanças e situações que não estão sob seu controle;
- Resiliência: saber trabalhar sob pressão;
- Saber tomar decisões, entre outros.
Hard Skills (ou seja, habilidades técnicas):
- Conhecer a interface do sistema;
- Redigir scripts detalhados para compreensão das medidas que precisam ser tomadas;
- Ter conhecimento de nuvem, antivírus e malware;
- Operar ferramental de segurança cibernética: Firewall, SIEM, Sistema de Monitoramento, IPS e IDS;
- Gerenciar, projetar e avaliar a arquitetura de segurança, entre outros.
Quanto Tempo Levo Para Ser Um Profissional de Cibersegurança?
Não há uma resposta universal para esta pergunta. Isso porque o tempo que se leva para ser um profissional da defesa cibernética depende do investimento não apenas financeiro, mas também de dedicação e esforço que o profissional está disposto a fazer.
Em média, uma faculdade na área da cibersegurança dura entre 2 e 3 anos. Após a formação inicial, os profissionais de segurança da informação costumam trabalhar por um tempo em outras áreas da tecnologia, a fim de adquirir conhecimentos.
Em seguida, já é possível se especializar com cursos na área e procurar empregos de nível iniciante em Cibersegurança. Assim, temos que, em média, o profissional precisa de 3 anos para se tornar um bom Analista de SOC – Centro de Operações de Segurança.
Quanto Ganha um Profissional de Cibersegurança?
De acordo com Robert Half, reconhecido especialista em contratação, o salário de um Analista de Cibersegurança Junior tem um piso salarial de cerca de R$ 3 mil.
Além disso, um profissional que busca evoluir na carreira e que se mantém antenado e busca especializações pode alcançar novos cargos e obter salários maiores que R$ 10 mil.
O conhecimento prático adquirido em aulas imersivas agrega valor ao diploma de uma faculdade de cibersegurança. Assim, ter uma vivência prática diferencia o profissional e o coloca à frente de outros candidatos a vagas na área.
Por isso, a CECyber disponibilizou um coneúdo gratuito que apresenta a nossa metodologia imersiva, que prepara o profissional para trilhar uma carreira de sucesso em uma das áreas de maior ascensão no mundo.
O compromisso da CECyber envolve, além do ensino, a capacitação e o salto funcional de profissionais para garantir a segurança e o futuro das empresas presentes no meio digital. Conheça os nossos cursos!
Comments are closed.