Executivos buscam capacitação em Cibersegurança para proteger empresas de crimes on-line
Fundação Vanzolini lança curso de capacitação em Cibersegurança com simulação Cyber Range e apoio de Inteligência Artificial
No mundo corporativo digitalizado, onde a alta interconexão entre equipamentos pela internet e o agrupamento de tecnologias, como algoritmos e sistemas de aprendizado, fazem parte cada vez mais do dia a dia das organizações, a cibersegurança se tornou fator decisivo para que empresas, indústrias, órgãos governamentais e de segurança, se protejam de crimes cibernéticos. Com o propósito de inserir os profissionais no contexto de aprendizagem dos conceitos, normas e da aplicação dos controles de segurança de dados, a Fundação Vanzolini, em parceria com a empresa CECyber, lança o curso de Cibersegurança com simulação Cyber Range e apoio de Inteligência Artificial.
O programa, que terá a sua primeira turma em agosto, tem o objetivo de expor o ciclo de vida dos incidentes cibernéticos e de gerenciamento de riscos e como isso auxilia profissionais e empresas para as tomadas de decisões. De acordo com Almir Meira Alves, um dos professores do curso, “empresas que não aplicam práticas de segurança cibernética correm o risco de serem vítimas de roubo de dados, de sequestros de informações confidenciais do negócio, dos clientes e de colaboradores. Ações que podem ser irreparáveis para a reputação de corporações”.
“A capacitação de profissionais é um dos itens primordiais nesse processo. 90% dos ataques cibernéticos têm origem em falhas humanas. Alguém que, sem querer abriu um link que não poderia ter sido aberto, pode causar um problema gigantesco. Além disso, é necessário que a empresa tenha processos, melhores práticas e políticas de segurança cibernéticas bem estabelecidas”, explica o coordenador assistente do curso, Giancarlo Pereira.
Segundo Alves, “os setores que sofrem mais ataques cibernéticos tradicionalmente são os de saúde, financeiro, educação e logística e abastecimento. São setores estratégicos para a economia e para a estabilidade social. Mercados muito grandes que trabalham com informações sensíveis de um grande público e que podem ser utilizadas para a prática de crimes cibernéticos”.
Ambientes de simulação
Nos programas do curso, os alunos serão introduzidos em ambiente de simulação de ataques cibernéticos, composto por Servidores, Websites e Equipamentos de Rede, como Roteadores, Switches e Firewalls. A rede será submetida a um Gerador Automático de Ataques Cibernéticos para explorar as vulnerabilidades e fraquezas de segurança da organização.
Entre os itens do módulo do programa estão introdução à Cibersegurança e configurações protetivas de sistemas; gestão de riscos Cibernéticos, gestão de Hardening de banco de dados e de sistemas operacionais; ferramentas de rede e segurança em nuvem e gerenciamento de crises Cibernéticas; e Cecyber Range Experience.
A ideia é que os alunos sejam estimulados a buscar informações iniciais de identificação do incidente, utilizando ferramentas práticas reais de defesa cibernética, como SIEM, Firewall e Sistema de Monitoramento. Após a identificação do incidente, os alunos realizam as etapas de contenção, resposta e mitigação, com ferramentas como IPS, IDS, Firewall e EDR. Além disso, realizam as Análises de LOGS, de Sistemas Operacionais, Aplicações WEB, Servidores e Bancos de Dados.
Dados de ataques cibernéticos
O Brasil sofreu mais de 8,4 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos em 2020, segundo levantamento da empresa de segurança cibernética Fortinet. O número representa mais de 20% dos casos registrados em toda a América Latina, que somaram 41 bilhões.
A segurança cibernética consiste na prática de proteger ativos de informação de sistemas, computadores e servidores contra ameaças ou ataques maliciosos. Devido a sua importância, deve ser implantada em vários níveis, desde a segurança das redes físicas e dos aplicativos até a educação do usuário final.
Curso: Cibersegurança com simulação Cyber Range e apoio de Inteligência Artificial
Formato: EaD Ao Vivo
Quando: Terças e quintas-feiras
Horário: das 19h30 às 22h30
Duração: 96 horas
Turma 1: 15 de agosto de 2023
Inscrições: https://vanzolini.org.br/educacao/dados/capacitacao-em-ciberseguranca/
Comments are closed.