
Metaverso: tudo que você precisa saber!
O Metaverso se tornou um assunto muito falado nos últimos tempos. Afinal, trata-se de uma das grandes promessas para os próximos anos no meio tecnológico.
Já é uma realidade que muitos movimentos estão acontecendo nesta área, como a criação de influenciadores virtuais representando grandes marcas e empresas. Já é possível fazer publicidade por meio desse formato de tecnologia, mostrando que o mundo digital ainda tem muito potencial para ir além.
Mas, o que exatamente tudo isso significa? O que é o Metaverso e de onde surgiu esse universo? Vamos desvendar esses mistérios e conhecer um pouco mais sobre essa grande promessa.
O que é o Metaverso?
O Metaverso é um mundo virtual que replica a nossa realidade, só que tudo acontece por meio do digital. Se você já se aventurou em jogos de RPG, nos quais você tem a oportunidade de construir sua própria história e controlar uma vida virtual, já deve entender como isso seria.
Trata-se de um mundo completamente novo, virtual e que é compartilhado. Uma espécie de espaço coletivo onde tudo é possível e, claro, tem grande potencial de se destacar entre as empresas que buscam inovar.
Mas, muitos ainda possuem dúvidas de como isso funciona. Não é como acessar a internet e fazer uma busca, vai muito além disso. É como se a sua versão digital vivesse em um mundo próprio.
A conexão social tem grande papel no Metaverso, afinal, será ela a responsável por fazer com que tudo se mantenha ativo.
Em resumo, podemos dizer que o Metaverso é uma rede de mundos virtuais, onde todos estarão conectados.
Como surgiu o conceito de Metaverso?
O conceito em si surgiu há 30 anos atrás (1992), com Neal Stephenson – escritor norte-americano. Em sua ideia, ele descreve o que seria o Metaverso hoje – um mundo virtual, onde todos poderiam se conectar como se estivéssemos na realidade.
Depois dessa primeira menção, muitos falaram sobre essa possibilidade de um mundo virtual compatível com a realidade – tanto que, em 2003, criaram um jogo chamado Second Life, que era algo parecido com a ideia, mas menos ousada e sem o intuito que o Metaverso possui hoje.
Também foi retratado em filmes e livros, como em Jogador Nº1, mas foi somente em 2021 que Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome do Facebook para Meta e, com isso, anunciou também o Metaverso, sob sua ótica, e suas possibilidades.
O nome Metaverso veio desse conceito, mas representa a ideia que nasceu lá em 1992. Com a tecnologia atual, ela oferece muito mais do que Neal poderia imaginar.
Quais metaversos existem?
Com o anúncio feito por Mark Zuckerberg, muitas portas se abriram e vários metaversos passaram a existir. Alguns deles, são:
Second Life
O Second Life foi o primeiro ambiente virtual a ser criado com o intuito de representar a ideia original de Neal, de 1992.
Trata-se de um ambiente tridimensional, simulador de uma vida real e até social, onde tudo acontece por meio dos avatares – que são os personagens desse ambiente virtual.
Nele, é possível interagir com outros jogadores e realizar atividades como comer, dirigir e muito mais. O Second Life nasceu em 1999, mas só teve seu lançamento no ano de 2003. Até hoje ele ainda está no ar e pertence à empresa Linden Lab (EAU).
Horizon Worlds
Aqui temos um jogo que é online e gratuito, que representa uma realidade virtual. Ele possui todo um sistema integrado, criado e desenvolvido pela Meta Platforms.
Assim, quando se fala em metaverso, estamos, geralmente, pensando no Horizon Worlds, que é a promessa de Zuckerberg para um mundo virtual que existirá paralelamente à realidade.
Roblox
O Roblox é uma plataforma que permite que você crie o seu próprio mundo virtual, o que encaixa nas categorias de mundo aberto, simuladores e até de multiplataformas. Ao criar um novo mundo, outros usuários da plataforma poderão ter acesso e interagir através dele.
Além disso, os jogadores podem vender suas criações e obter lucros na moeda virtual do jogo. Assim, por representar um conjunto de mundos virtuais nos quais é possível ter até mesmo uma carreira, o Roblox pode ser considerado uma espécie de metaverso!
Decentraland
O Decentraland também é uma plataforma que se baseia em um navegador de mundo virtual 3D. Nesse universo, é possível comprar terrenos como NFT’s (virtuais, é claro), utilizando a criptomoeda MANA.
Desde fevereiro de 2020, essa plataforma já se encontra aberta para o público em geral.
O que é NFT e qual a sua relação com o Metaverso?
NFT, sigla para Token Não Fungível, é um item que não pode ser trocado por outro semelhante. Um item fungível seria algo como o dinheiro, a criptomoeda, etc. Ou seja, uma NFT é um token único que não tem nenhuma cópia de si.
Mas, qual a relação que o NFT tem com o Metaverso? A relação está nas negociações, visando que a ideia é garantir que o NFT seja a principal forma de realizar negociações no Metaverso. Por isso, ambos estão relacionados.
Prepare-se para essa nova realidade!
Com o mundo cada vez mais tecnológico, onde temos até uma vida completamente virtual no Metaverso, é ainda mais importante pensarmos na segurança cibernética.
Estar preparado para possíveis ataques, entender que eles podem acontecer e que são perigosos para a segurança dos dados é um passo fundamental para não cometer erros e estar protegido de criminosos cibernéticos.
Tenha o conhecimento necessário para estar capacitado para o mercado de trabalho e garantir a segurança cibernética de sua empresa.
E em outubro, considerado o Mês da Conscientização em Cibersegurança, a CECyber preparou uma programação especial, e o Metaverso será tema de uma de nossas lives.
Venha para a CECyber!
Comments are closed.