
Cores dos times de Cibersegurança: quais são e seus significados
Você já deve ter ouvido falar dos dois times de cibersegurança: o red team e o blue team. Mas você já parou para se perguntar o porquê de os times de cibersegurança serem divididos por cores?
Primeiramente, por se tratar de uma área de segurança tão ampla e primordial dentro de uma organização, ela precisa receber uma divisão para que cada profissional se dedique especificamente para uma delas.
Quando temos profissionais capacitados em várias áreas ao mesmo tempo, na maior parte das vezes, eles não são especialistas em nenhuma delas. É preciso haver uma certa dedicação, estudos e preparação para que estejam 100% preparados para lidar com uma situação em potencial.
Para isso, é importante escolher uma área e ter foco nela em sua capacitação profissional. Isso significa que ele não irá entender as outras áreas da cibersegurança? Não! Mas ele entenderá muito mais sobre o time que ele escolheu fazer parte.
A seguir, vamos entender por que os times de cibersegurança são divididos por cores e conhecer cada uma das cores e seus significados. Confira!
Por que os times de Cibersegurança são divididos por cores?
Como citado brevemente acima, os times de cibersegurança precisam ser divididos por conta da vasta área que é a cibersegurança. São tantas vertentes que é praticamente impossível um profissional ter total domínio de todas elas, por isso é feita a divisão por times.
E, para auxiliar na identificação, cada um desses times possui sua própria cor.
Entendendo todas as cores e suas funções
Blue Team
O Blue Team (Time Azul) é focado na Segurança Defensiva, sendo feito de forma proativa. Esse time também será o responsável por:
- Garantir que as aplicações da organização estejam seguras;
- Realizar trabalhos que reduzam a superfície de ataque na infraestrutura;
- Cuidar da segurança do armazenamento dos dados;
- Operar as ferramentas de identificação e resposta a incidentes;
- Gerenciar quem tem acesso a cada área e a autenticação do sistema da empresa.
O Time Azul também será aquele que irá contribuir para que todos os presentes na organização entendam a importância dessa segurança, para que seja possível adotar as políticas de segurança necessárias.
Em suas tarefas, temos a identificação de possíveis ataques, invasões do sistema, implementação de práticas de segurança – como é o caso da autenticação de dois fatores e muito mais.
Red Team
O Red Team (Time Vermelho) é o responsável por realizar a Segurança Ofensiva, principalmente por meio de ataques planejados ao sistema de uma organização. São chamados de hackers éticos, pois esse é um serviço prestado à empresa como uma forma de identificar possíveis ameaças, entender como os ataques acontecem, quais as áreas vulneráveis etc.
Com essa atividade, eles conseguem identificar o que precisa ser melhorado e contribuir para uma segurança mais efetiva.
Com isso, o Time Azul e o Time Vermelho costumam trabalhar em conjunto para realizar a identificação de possíveis ameaças. Enquanto um irá “atacar”, o outro estará preparado para identificar este ataque e realizar as ações de segurança.
Yellow Team
No Yellow Team (Time Amarelo) temos a Segurança em Desenvolvimento de Software, onde atuam os desenvolvedores, que possuem o objetivo de garantir o pleno funcionamento do backend, assim como a experiência do usuário e a funcionalidade de cada aplicação. O Yellow Team tem a responsabilidade de desenvolver aplicações com o conceito Shift Left, onde a Codificação Segura deve ser prevista desde a arquitetura do software até a sua conclusão, reduzindo retrabalho e os custos com a revisão tardia da segurança no código.
Purple Team
O Purple Team (Time Roxo) é formado por profissionais que irão realizar a interação entre o Time Vermelho e o Time Azul, possibilitando que os resultados sejam maximizados e garantindo melhores respostas.
Com esse time, será possível conferir todos os resultados dos testes feitos entre os dois times. Isso irá contribuir para avaliar o nível de defesa que a empresa possui em sua capacidade. Em geral, no Purple Team estão os gestores técnicos dos times Blue e Red.
Green Team
O Green Team (Time Verde) irá realizar a comunicação entre o Time Amarelo e o Time Azul, tendo como principal objetivo a melhoria na defesa que tem como base o código, o design da aplicação e a infraestrutura de disponibilização do software em questão.
A comunicação irá possibilitar a troca de feedbacks, sendo importante para que possa ser identificada as áreas mais vulneráveis. Muitas vezes, algumas vulnerabilidades não podem ser totalmente eliminadas na codificação, mas a implantação de um WAF – Web Application Firewall pelo Blue Team consegue resolver o problema e tornar o ambiente mais seguro.
Orange Team
O Orange Team (Time Laranja) é composto pela interação criada entre dois times: o vermelho e o amarelo. Essa troca será útil para garantir que os desenvolvedores da empresa saibam como programar seguindo as regras de segurança. Para que isso seja eficiente, os profissionais do Red Team testam a segurança e a resiliência dos softwares produzidos e fornecem feedbacks de onde as fraquezas estão e qual o impacto destas vulnerabilidades, orientando os profissionais do Yellow tem a realizar as correções pontuais de segurança no código.
O Time Laranja será responsável por fornecer a educação necessária para este time, para que tudo possa ser feito da maneira correta e segura.
White Team
Por fim, temos o White Team (Time Branco), sendo a equipe responsável por garantir que os padrões de segurança exigidos pelos auditores (externos e internos) e pelas políticas e requerimentos da organização sejam devidamente mantidos.
Como ingressar em um dos times?
Para que um profissional tenha a oportunidade de ingressar em um desses times de cibersegurança, é preciso que ele esteja preparado para o cargo. Para que isso seja possível, ele precisará se capacitar com os melhores cursos, sendo treinado através da teoria e de muita prática.
Capacitação em Cibersegurança é na CECyber!
A CECyber tem o que é preciso para garantir a melhor capacitação prática e imersiva do mundo!
Ela irá treinar profissionais e equipes de Tecnologia da Informação e Segurança Cibernética tornando-os mais eficazes nas ações de detecção, prevenção, identificação e análise de vulnerabilidades, além de resposta e mitigação de incidentes cibernéticos.
Comments are closed.