Cibersegurança: O Que é e Qual a Sua Importância?
Em um mundo no qual até mesmo o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, já foi hackeado, a cibersegurança vem ganhando cada vez mais atenção. Mas você sabe exatamente o que é essa área da TI e qual a sua importância?
A cibersegurança é a área da informática responsável pela segurança de redes, sistemas, computadores e dados, prevenindo e mitigando ataques maliciosos, ou seja, é responsável pela segurança digital. Portanto, qualquer empresa que tenha um website, uma rede de computadores ou um banco de dados deve investir neste setor.
Cibersegurança: Qual a Sua Importância?
A tecnologia está em constante inovação e expansão. Esta expansão, no entanto, faz com que haja um aumento muito grande na geração de informação e a sua distribuição geográfica toma proporções cibernéticas, fatores que geram sempre novas vulnerabilidades. Os dados a seguir mostram como a modernização e o rápido avanço tecnológico afetam as empresas brasileiras:
- O Brasil sofreu mais de 1,6 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no 1º trimestre de 2020 – Fortinet
- O custo médio de uma violação de dados é de US$ 1,35 milhões – IBM/Instituto Ponemon
- Levantamento da Cybereason revelou que 31% das empresas norte-americanas vítimas de ransomware acabam fechando as portas.
A cibersegurança, ao prevenir estes ataques, pode evitar prejuízos e trazer mais estabilidade às empresas. Portanto, a segurança cibernética é um dos investimentos mais importantes para uma empresa.
Além disso, a necessidade das empresas de investir na segurança cibernética se intensificou durante a pandemia, devido à inexistência de uma infraestrutura que garantisse a segurança em redes domésticas, tipo de rede mais utilizado no Home Office.
Dados fornecidos pela ABDI em 2020 avaliam que 45% das empresas brasileiras não estão preparadas para lidar com ataques cibernéticos. Assim, há muito espaço para o crescimento do profissional de cibersegurança.
Gap Profissional da área
De acordo estudo da ISC², existem 600 mil vagas abertas no setor de cibersegurança em toda a América Latina.
Isso se deve a uma carência de profissionais com conhecimento prático para preencher o “gap” (ou brecha) do mercado. Assim, as empresas não estão preparadas nem para prevenir, nem para interceptar ataques cibernéticos.
Portanto, a cibersegurança é uma excelente área na qual se especializar. Isso porque o profissional que se destaque na cibersegurança terá muitas oportunidades para crescer profissionalmente.
Para trabalhar com a segurança cibernética, é necessário conhecimento técnico nas áreas de redes, sistemas operacionais e ferramentas de segurança cibernética, entre outras. Além disso, é necessário que o profissional conheça a Lei Geral de Proteção de Dados e a sua importância.
Qual a importância da LGPD para consumidores e empresas?
A Lei Geral de Proteção de Dados foi aprovada em 2018 e protege o direito à privacidade dos dados pessoais.
A LGPD é, certamente, um avanço para o mercado digital. A lei garante aos clientes que seus dados só serão coletados, utilizados e armazenados com seu consentimento, autorização e para seu próprio benefício.
Em outras palavras, a LGPD faz com que as empresas sejam mais transparentes e invistam mais na segurança de dados. Para os clientes, esta lei traz segurança e a certeza de que seus direitos estão sendo respeitados.
Já a empresa se beneficia da LGPD ao ter mais credibilidade e ser reconhecida pelo seu investimento em segurança.
Por isso, estudar a LGPD é essencial para os profissionais da segurança cibernética.
Incidentes de Cibersegurança
Com o objetivo de conscientizar as empresas sobre a importância de adotar métodos de segurança eficientes que respeitem a LGPD, a CECyber cria conteúdos em vídeo sobre os principais incidentes e ataques de hackers à segurança de sistemas.
Assim, os profissionais de TI podem ter uma visão geral dos métodos e posicionamentos que as empresas podem adotar para prevenir e, se for o caso, responder a um incidente.
Um dos conteúdos mais recentes relatado pelo Diretor Acadêmico da CECyber, Almir Alves, mostra que mesmo empresas renomadas estão com dificuldades para adotar métodos de segurança eficientes.
Por que treinar seus profissionais na área de cibersegurança?
Ao capacitar profissionais em cibersegurança, a empresa se protege contra ataques que põem em risco a privacidade dos dados dos clientes. Com isso, o cliente passa a confiar mais nos serviços prestados pela empresa.
Além disso, treinar profissionais da cibersegurança impede que concorrentes desleais tenham acesso a informações da empresa. Assim, garantindo a proteção do cliente e da própria empresa, o profissional terá um grande valor para a empresa.
Portanto, investir na segurança cibernética é uma necessidade de qualquer empresa presente nos meios digitais. A CECyber é a instituição que forma os profissionais mais preparados para suprir essa necessidade. Comece agora mesmo a sua formação em cibersegurança com a CECyber!
Comments are closed.